SAPPHIRE 2016

Olá pessoal,

Na semana passada aconteceu em Orlando,EUA o SAPPHIRE 2016. O evento é a combinação da conferência anual da ASUG com o SAPPHIRENOW e que durante os 3 dias, tem como objetivo conectar a comunidade SAP, fomentar negócios, promover networking, apresentar e discutir as soluções SAP em mais de 1.800 sessões durante os 3 dias do evento.

Algumas mensagens ficaram muito evidentes na medida em que, durante todo o evento, a equipe SAP não conseguiu formular uma única frase sem incluir um dos seguintes termos:

  • S/4Hana
    • A nova versão do ERP que é responsável por 98% das marcas mais valiosas do mundo (conheça mais aqui)
  • Hana Cloud Platform
    • Plataforma (PaaS – Platform as a service) para desenvolvimento e integração de aplicações na nuvem (conheça mais aqui)
  • Digital Transformation
    • Mudanças associadas com a aplicação da tecnologia digital em todos os aspectos da sociedade humana. Significa utilizar a tecnologia para potencializar as capacidades humanas seja para inovação, manutenção ou criação de soluções para questões do cotidiano.

 

Business Inteligence:

Construído em cima do Hana Cloud Platform, o SAP BusinessObjects Cloud promete tornar mais fácil a vida de quem precisa agregar dados de várias fontes distintas, identificar padrões de comportamento, além de prover capacidade para análises preditivas. Sobre esse ponto, houve várias apresentações que incluiam a navegação através de mapas demonstrando (por exemplo) a geolocalização de determinados comportamentos do consumidor e ações de marketing (conheça mais aqui)

 

Best in Class:

A SAP também aproveitou para reforçar o discurso de vendas sobre o portfolio fruto de recentes aquisições. Acrescentaram que devem continuar com a estratégia de aquisições para as soluções ditas “Best in Class”.  Aqui vai a lista:

  • FieldGlass
    • Produto para gestão de força de trabalho externa (conheça mais aqui)
  • Ariba
    • Solução para gestão de compras e fornecedores (conheça mais aqui)
  • Concur
    • Plataforma para gerenciamento de despesas, viagens e faturas (conheça mais aqui)
  • SuccessFactors
    • Solução de gestão do capital humano (conheça mais aqui)
  • Hybris
    • Plataforma de solução OmniChannel Commerce (conheça mais aqui)

O que estas aquisições tinham em comum? Além das empresas serem as líderes em seus segmentos, todas são soluções cloud.

 

Fiori:

Outro ponto bastante falado foi a, já famosa aqui no blog, Experiência do Usuário (UX);  e para isso o Fiori será a cara do S/4Hana . Uma estatística interessante sobre esse ponto é que, durante os 3 dias do evento, participei de 23 sessões sobre diferentes soluções e funcionalidades e somente em duas delas tive contato com o SAPGui que conhecemos hoje, sendo que uma delas foi na demo de migração do ECC para S/4Hana. Fora isso, só Fiori!

 

Knowledge Workplace:

Algo ainda no campo dos protótipos mas dentro do tema “Machine Learning” foi apresentado um case de como seria simples identificar um problema de produção, rastrear as causas, envolver o fornecedor correto, aplicar a solução, criar um grupo de trabalho com as áreas envolvidas minimizando ou eliminando o impacto no mercado. Tudo através de um único dashboard. Bem interessante!

 

Legado:

Oferecer uma plataforma aberta para desenvolvimento de aplicativos, dedicar atenção redobrada ao design e a experiência do usuário fazem lembrar um certo empreendedor que criou uma das maiores e mais admiradas companhias de tecnologia do mundo em Cupertino, Califórnia.

Ainda impressiona como Steve Jobs conseguia estar 5 a 10 anos à frente de todos, especialmente num mercado que vive de inovação.

Pra quem tiver interesse em assistir as principais sessões e as keynotes, basta clicar  aqui para navegar até o repositório.

Boa leitura a todos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s